quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Não se sabe ao certo onde termina a atmosfera - Superinteressante

Matéria da Revista Superinteressante sobre as camadas da atmosfera (agosto 1996). Para visualizar a página original basta clicar no título.


Quantas camadas tem a atmosfera? O que se encontra nelas?

Há cinco camadas distintas na atmosfera. O que as diferencia é a composição química e a temperatura. "Na troposfera (veja infográfico ao lado), à medida em que se sobe a temperatura cai, porque sua fonte de calor, a superfície da Terra, fica cada vez mais distante", diz a meteorologista Maria A. Dias, da Universidade de São Paulo. Na estratosfera, quanto mais se sobe o calor aumenta, porque há mais reações entre o ozônio presente na sua composição e nos raios de Sol. Na mesosfera, não há ozônio para produzir calor e a temperatura volta a cair com a altura.
Na termosfera, o calor aumenta novamente quando se sobe, devido às reações entre nitrogênio e oxigênio. Na exosfera, os fenômenos param e a temperatura é estável. Cada uma das camadas tem um tamanho definido, exceto a exosfera, que é a última, da qual não se conhece exatamente o fim: ela desaparece progressivamente, a partir de 3 000 quilômetros.





Não se sabe ao certo onde termina a atmosfera - Superinteressante

0 comentários:

Postar um comentário